quarta-feira, 16 de março de 2011

Sistemas de Aproveitamento Solar Passivos

O aproveitamento passivo da energia solar deriva dos ganhos de exposição ao sol ou do efeito de sombra, ao utilizar a radiação solar. É uma arquitectura que permite captar e armazenar calor nas habitações
Essencialmente, os sistemas solares passivos, através da aplicação de ideias simples, aproveitam o potencial solar do edifício através da inserção de grandes janelas orientadas para sul e pequenas janelas com vidro duplo orientadas a norte, por exemplo.
No entanto existem outros sistemas solares passivos, que contribuem para o aquecimento de uma casa e para a sua iluminação, como as clarabóias, as paredes Tromble e os solários.

Clarabóias
As clarabóias são um produto ideal para aproveitar a luz natural e, desta forma, poupar energia tanto no aquecimento como na iluminação.




Paredes Tromble
As Paredes Trombe (não ventiladas) não necessitam de manutenção e funcionam como radiadores gratuitos, aquecendo os espaços em que se encontram, sempre que haja sol no Inverno.

As Paredes Trombe (não ventiladas) têm a capacidade de acumular o calor dos raios solares durante os dias de Inverno com céu limpo, que são os dias mais frios, e transmitir de noite o calor acumulado para o interior dos espaços, o que é particularmente positivo no contexto climático Mediterrânico.
Durante o Verão, estas paredes, que são exclusivamente orientadas a Sul, não têm capacidade significativa para acumular os raios solares, dado que o sol incide num ângulo muito íngreme sobre o vão envidraçado que as protege, resultando na reflexão da maior parte da radiação.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Colectores Solares

Um colector solar é um mecanismo que aproveita a energia solar para aquecimento de água utilizada nas tarefas diárias, como tomar banho e cozinhar…
Tecnicamente, este dispositivo transforma a radiação solar em energia térmica, através do aquecimento de um fluído, mesmo nos dias mais cinzentos.

O colector solar plano é o mais comum, permite aquecer água até aos 70 ºC.
Utiliza no seu funcionamento dois fenómenos naturais: a cor negra absorve calor e a água quente sobe.
O colector solar plano, é constituído por uma caixa isolada, coberta por uma placa de material transparente. No interior da caixa são colocados tubos por onde circula a água.
O interior da caixa é pintado (ou revestido) de preto, para receber a energia do Sol e transformá-la em calor que é transmitido aos tubos por onde circula a água.
A cobertura transparente permite a passagem dos raios solares, e serve para provocar o efeito de estufa e reduzir as perdas de calor.




Ao longo de um ano, um sistema de colectores solares pode fornecer até 80% da água de uma casa.
A exposição solar, em Portugal, é uma das melhores da Europa – cerca de 2600 horas por ano – Aproveite-a!


O aquecimento numa casa representa elevados custos num orçamento familiar. A utilização do gás propano, butano ou natural para aquecimento torna-se dispendiosa e com graves consequências ambientais.


Apesar de requerer um elevado investimento inicial, a utilização de colectores solares torna-se benéfica para o consumidor em médio a longo prazo, em comparação com os combustíveis fósseis, como demonstra o gráfico abaixo. Os benefícios fiscais atribuídos pelo estado tornam esta oferta ainda mais atractiva.